Mais de cinco mil pessoas estiveram presentes no Parque Fernão Dias, neste sábado (20/8), para participar do 1º Festival Contagem Geek. O evento, que integra o calendário de comemorações do aniversário de 111 anos do município, levou para o parque cosplayers de diversos personagens de filmes, quadrinhos, livros, games e desenhos, provocando emoções variadas em quem passou pelo local. Na programação, além de apresentações e desfiles de cosplay e disputas de dança K-pop, muita música e animação com o rapper geek, Chrono.
Iniciativa das secretarias de Comunicação e de Cultura, o objetivo foi viabilizar maior acesso à cultura, incentivar a arte de cosplay e da dança K-pop, assim como apresentar novos talentos, possibilitar o desenvolvimento de novas habilidades e promover muita diversão para o público de todas as idades.
Segundo a prefeita Marília Campos, o encontro possibilitou não apenas a ocupação do espaço público, como a celebração do aniversário da cidade e de algo que até o momento Contagem não havia se inclinado a celebrar, que é a "Cultura Geek". "Esse é um momento de comemoração e de fazer algo novo. Vemos muitos jovens presentes e isso é importante. Trazer algo novo é sempre gratificante, assim como estar presente a esse mundo diverso, de culturas ímpares e gostos únicos", disse, parabenizando os idealizadores do projeto inovador na cidade.
Uma das organizadoras do evento, Kathleen Neiva Bispo, conhecida como Kath Cosplay, destacou que o evento foi "surpreendente e certamente outros acontecerão". Para ela, a mobilização e a proporção que tudo ganhou só mostra a necessidade de haver mais opções para a juventude de Contagem. "Vimos uma aprovação muito grande, muita gente se divertindo, uma festa muito bonita e caracterizada. Muitas fantasias, maquiagens, numa mostra que precisamos dar aos jovens opções para se divertirem e interagirem", ressaltou.
"Nunca vi o parque tão cheio assim. E como é bom ver as pessoas se divertindo", disse Leonardo Rodrigues, que estava vestido de Homem-Aranha. Com a mesma empolgação estava Jéssica Silva, de cabelos rosados e maquiagem característica da personagem: "Contagem merecia algo assim, que mobilizou a população e trouxe algo novo para a juventude".
Tradição japonesa
De acordo com Haratani, professor da Associação Mineira de Cultura Nipo Brasileira - AMCNB, apesar dos japoneses já estarem no Brasil há 114 anos, a cultura Geek começou na década de 90, inserindo nos últimos anos o “anime, mangá e cosplay“, e tem se ampliado cada vez mais com o mercado de games e animes, atraindo os jovens para a cultura japonesa. “É sempre uma satisfação poder divulgar um pouco da cultura japonesa, especialmente para os jovens”, afirmou Haratani.
Fotos: Luci Sallum/PMC
Como é o caso do taiko (tambores japoneses), uma tradição no Japão que tem ganhado admiradores por todo o Brasil e pode ser apreciada durante o Contagem Geek, com a apresentação do grupo “Raiki Daiko”.
Concursos
A disputa de Dança K-pop foi dividida em duas categorias: solo e grupo. Já o concurso de cosplay, teve a categoria Desfile e Apresentação. O concurso de dança premiou os dois primeiros colocados de cada categoria e no cosplay, as duas categorias foram premiadas.
A vencedora do concurso de Cosplay, na categoria Apresentação com a personagem Rita Repulsa, Paloma Oliveira, estava eufórica com a premiação e feliz por participar do Contagem Geek. “É um marco histórico. Participar de um evento em Contagem e vencer, para mim, é uma realização. Sou contagense e há 13 anos participo de competições em outros locais. Achei sensacional, marcante. Espero que tenham vários outros, e que mais pessoas se interessem por essa cultura. Realmente estou muito feliz”, destacou.
Para Hyna Crimson Costa Ferreira, que interpretou Gorou, de Genshin Impact, e venceu o concurso de cosplay, na categoria Desfile, o evento foi de grande importância. “Ter algo da cultura nerd/geek, de acesso gratuito, era algo que precisávamos. Teve um público muito maior e diverso do que se costuma ver em eventos privados. Vi com várias famílias que tiveram o primeiro contato com o mundo cosplay e nada se compara ao brilho nos olhos e a empolgação que fomos recebidos”.
Hyna contou que tanto no palco, quanto durante o evento como um todo, o acolhimento e a diversão do público eram imensos e isso aqueceu o coração de muitos cosplayers. “Estávamos sentindo falta desse contato com as outras pessoas. Tive a felicidade de participar do concurso na categoria Desfile e vencer. Confesso que fiquei muito surpresa e feliz, pois, tinha tantos cosplayers incríveis ali que me fez pensar que eu não queria estar no lugar dos jurados. Agora é pensar no próximo. Estarei lá”, completou.
O 1º Festival Contagem Geek foi realizado em parceria com as empresas Só Marcas Contagem Outlet, Escola Zion Contagem, 3D Lab, Só Games e Piticas Carrefour Contagem, Mande in Korea e Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira - AMCNB.
Confira os vencedores:
No concurso de Cosplay
Categoria Apresentações:
1- Rita Repulsa - Power Rangers
2- Fiona - Shrek
3- Weiss Schnee - Rwby
Categoria Desfile:
1- Gorou - Genshin Impact
2- Jason - Sexta-feira 13
3- Kokomi - Genshin Impact
Na disputa de Dança K-pop
Categoria Grupo:
1- Hab
2- BMW
3- Mystic
Categoria Solo:
1- Gabi Martins
2- Nunu